A Odontologia...

"Olho para minhas mãos, descubro nela a leveza para alcançar o detalhe. A sensibilidade exata para interferir na dor. A mobilidade necessária para atingir o mais difícil. A vivacidade que percebe o que não pode ser dito. Abre-se um sorriso, descubro nele a perfeição que faz de minhas mãos um instrumento. A simplicidade que torna simples o mais difícil. A sensibilidade que me diz tudo sem nada dizer. Gestos, sorrisos, expressões que unem dom e desejo, auxílio e agradecimento, ODONTOLOGIA e arte."

Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Gravidez e Odontologia


A gravidez é uma época na vida da mulher em que os cuidados médicos aumentam, o pré-natal é obrigatório e garante a saúde da mãe e do bebê. Assim, como há os cuidados de ordem geral, devem existir os cuidados de ordem oral, pois toda gestante deve visitar seu dentista e procurar manter a saúde bucal durante a gravidez. Muitos desconhecem a importância em se tomar essa medida, pautados muitas vezes por dúvidas, mitos e confusões. O fato é que durante a gravidez se alteram muitos hormônios, entre eles a progesterona e o estrógeno que favorecem o desenvolvimento de certas bactérias, algumas podem levar a doença cárie, que se não tratada leva a perda dentária, outras podem colaborar com inflamações na gengiva (gengivites), que  se  não tratadas podem, inclusive, induzir o parto prematuro, já que as substâncias liberadas durante o trabalho de parto e estas doenças são as mesmas. Assim se vê como é importante que se faça um excelente controle da placa bacteriana ( uma camada de "sujeiras" e bactérias que se aloja nos dentes. Esse cuidado favorece também a saúde bucal do bebê, como já foi comprovado em diversos estudos. A maior dificuldade do pré-natal odontológico, se deve as crenças e mitos que são repassados e que muitas vezes prejudicam a saúde da mãe e do bebê. Na tabela abaixo você poderá ver os mitos existentes e descobrir neles o que é verdade e o que não passa de informações erradas.

                              Mitos
                          Verdades
 “A perda de um dente é uma ocorrência natural da gestação, já que neta fase os dentes estragam com mais facilidade...”
A gravidez não é responsável pela perda de elementos dentários. Na maioria dessas ocorrências, o fator determinante está relacionado com a higiene bucal inadequada e hábitos alimentares prejudiciais.
 “Na gravidez há um aumento na incidência de cáries e há necessidade de cuidados especiais.”
A literatura mostra que a incidência de cáries em mulheres grávidas é a mesma que em mulheres não grávidas e o cuidados são os mesmos: escovação, uso do fio dental, visitas ao dentista, limpeza profissional e aplicações de flúor.
“A mulher perde cálcio dos dentes para formar as estruturas mineralizadas do bebê.”
A gravidez não é responsável pela perda de minerais dos dentes da mãe para formar as estruturas calcificadas do bebê. Já está comprovado que os dentes não participam do metabolismo sistêmico do cálcio. O cálcio provém da sua alimentação e, quando esta for inadequada, virá de estruturas nos seus ossos.
“Na gravidez, o tratamento odontológico pode ser prejudicial à mãe e ao feto.”
Os riscos durante o tratamento odontológico são menores que os riscos que os problemas bucais podem causar à mãe e ao bebê. Antes de tudo, a gestante precisa ter saúde. O nível de saúde da mãe tem relação com a saúde bucal das crianças.
“Na gravidez o exame radiográfico pode prejudicar o feto.”
Estudos têm mostrado que respeitando-se o uso do avental e colar de chumbo, a quantidade de radiação nas gônadas e no concepto é tão insignificante que não permite qualquer tipo de mensuração. Portanto, se realmente necessário, o raio X pode ser realizado, preferencialmente no 2º e 3 º trimestre de gestação.
“No tratamento odontológico da gestante não se deve utilizar anestésico local com vasoconstritor.”
É seguro realizar procedimentos odontológicos ob anestesia local em gestantes. Quanto ao uso do vasoconstritor ele pode ser indicado, a menos que a gestante apresente alguma contra-indicação individual. Dentro do protocolo podemos citar a lidocaína/mepivacaína com noradrenalina/epinefrina.





Quem quiser saber mais sobre a importância da consulta odontológica durante o pré-natal pode acessar o site de onde a tabela e matéria foram tiradas ou deixar suas dúvidas nos comentários, lembrando que qualquer um pode comentar mesmo não tendo blog. Obrigado, mais uma vez e até breve, aqui no blog odontoMania.
Bjooo

Nenhum comentário:

Postar um comentário