A Odontologia...

"Olho para minhas mãos, descubro nela a leveza para alcançar o detalhe. A sensibilidade exata para interferir na dor. A mobilidade necessária para atingir o mais difícil. A vivacidade que percebe o que não pode ser dito. Abre-se um sorriso, descubro nele a perfeição que faz de minhas mãos um instrumento. A simplicidade que torna simples o mais difícil. A sensibilidade que me diz tudo sem nada dizer. Gestos, sorrisos, expressões que unem dom e desejo, auxílio e agradecimento, ODONTOLOGIA e arte."

Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Novidades nos últimos dez anos de Odontologia..

Novidades na Odontologia nos Últimos 10 anos




Equipamentos:

Anestesia Computadorizada: permite que o anestésico seja aplicado a uma pressão e volume constantes, impedindo grande resistência por parte dos tecidos, que é, de fato, o que gera a dor no paciente.

Esse tipo de recurso contribui para deixar o paciente mais seguro, embora nem sempre implique em menos dor. Uma anestesia manual bem aplicada pelo profissional atinge o mesmo grau de satisfação, mas a anestesia computadorizada é forte aliada pois faz com que o paciente perca o medo de sentir medo.

Instrumentos rotatórios para canais: permitem que os canais sejam descontaminados, limpos, preparados e obturados com mais rapidez e eficiência, diminuindo o tempo do paciente na cadeira do dentista.

Carisolv: gel que deve ser aplicado sobre a cárie, ajudando e facilitando a sua remoção. Atua apenas como coadjuvante, não dispensando o motor para completa remoção da mesma e preparo da cavidade para colocação  do material restaurador.

Sedação com Óxido Nitroso: esta sedação leva o paciente a um grau mínimo de depressão do sistema nervoso central, deixando-o relaxado, sem qualquer medo ou ansiedade. O paciente fica consciente e mantém sua capacidade reflexa de proteção, diferente do que acontece na anestesia geral. O  “gás hilariante” como é chamado não permite que o paciente perca a consciência em nenhum momento do procedimento.

Laser: Clareamento – usado no clareamento dos dentes, acelera o processo fazendo com que o paciente obtenha resultados mais rápidos. Consegue melhores resultados que o tratamento caseiro, em alguns casos de difícil clareamento.

Terapia – o laser usado para estes casos é de baixa potência. A laserterapia pode ser usada em conjunto com outras técnicas ou isoladamente. Suas principais indicações são para pacientes com sensibilidade dentária, herpes labial, aftas, pós operatórios e alívio de dor de um modo geral. É pratico e eficiente.

Ultrasson: equipamento acessório que permite a descontaminação da gengiva e remoção de tártaro e manchas com mais rapidez e conforto para o paciente. Por não ter ponta cortante o ultrasson permite também recuperação e cicatrização mais rápida da gengiva que foi raspada, do que pelas antigas curetas.

Procera: evolução das coroas metalo-cerâmicas, substitui a base metálica, melhorando a estética e torando a porcelana mais natural e parecida com nossos própios dentes. Para ser confeccionada usa tecnologia de ponta pois precisa ser escaneada por computador para então ficar pronta e bem adaptada.

Aparelhos ortodônticos estéticos: podem ser em resina acrílica ou porcelana. Fazem basicamente tudo que os aparelhos metálicos com a vantagem de serem mais discretos.

Existem também os aparelhos linguais que são colocados na parte de trás dos dentes, mas estes ainda apresentam algumas limitações.

Óculos de relaxamento com DVD: faz o paciente distrair e esquecer que está em tratamento numa cadeira de dentista.

Telas de cristal líquido também podem ser acopladas à cadeira para permitir ao paciente assistir filmes ou DVD durante o tratamento.

Cadeira com massagem digital: oferece ao paciente maior conforto e comodidade.

O paciente relaxa e recebe pontos de vibração que podem ser localizados em determinada área ou generalizados, conforme preferência.

Micro câmera digital: possibilita ao paciente visualizar os problemas que devem ser tratados, questionar e acompanhar o que está sendo feito através de uma pequena câmera que é colocada dentro da boca do paciente e tem suas imagens apresentadas numa tela acoplada à cadeira do dentista permitindo completa visualização por parte do cliente.

Implantes osseointegrados: são o melhor e mais eficiente recurso na odontologia para repor dentes que foram perdidos.  A cirurgia é rápida e tranqüila, desde que bem planejada. Sua vantagem é não precisar e depender dos dentes vizinhos, apenas de osso suficiente na região. Hoje, bem mais baratos, são de fácil acesso a quase toda população.

A famosas reabilitações em 72 horas de fato são possíveis , dependendo somente de correta indicação. Neste caso o paciente realiza os implantes e já coloca a prótese provisória dentro deste período.


Apesar de todos os recursos e novidades em equipamentos e tecnologia, tem-se visto pacientes cada vez mais informados, exigentes e interessados em saber o que está acontecendo.

Os clientes têm ainda como principais quesitos a pontualidade, atenção e carisma por parte do profissional. Rapidez e eficiência também são fundamentais, uma vez que o cliente não deseja ficar muito tempo em tratamento. Por isso a mais nova novidade da odontologia são os Spas Odontológicos já instalados em São Paulo, Rio e Brasília que permitem ao paciente otimizar seu tempo em tratamentos de um dia ou apenas uma semana.

Mais novidades são esperadas para os próximos anos, principalmente no que diz respeito ao estudo com células tronco. Provavelmente, no futuro, implantes serão coisa do passado, pois tudo indica que conseguiremos estimular a formação de um novo dente.

Qua, 10 de Fevereiro de 2010 16:04 
retirado do site: White, Odontologia Integrada
http://www.clinicadentista.com.br/tecnologia/132-novidades-na-odontologia-nos-ultimos-10-anos



Depois de algum tempo sem blogar, o blog volta a ativa, nossa demora deve-se a semana de provas da facul. E como a odontologia, é uma ciência em plena atualização, este post fala sobre isso. As inovações nos últimos dez anos dessa área, que para quem faz, é a nossa paixão.
bjoo


Nenhum comentário:

Postar um comentário