A Odontologia...

"Olho para minhas mãos, descubro nela a leveza para alcançar o detalhe. A sensibilidade exata para interferir na dor. A mobilidade necessária para atingir o mais difícil. A vivacidade que percebe o que não pode ser dito. Abre-se um sorriso, descubro nele a perfeição que faz de minhas mãos um instrumento. A simplicidade que torna simples o mais difícil. A sensibilidade que me diz tudo sem nada dizer. Gestos, sorrisos, expressões que unem dom e desejo, auxílio e agradecimento, ODONTOLOGIA e arte."

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de março de 2011

O assunto de hoje é: Prevenção!!!

Então Galera, voltamos hoje e o assunto é a prevenção! Afinal, se não cuidarmos da nossa saúde, que é que vai  cuidar?! Pequenos atos que mudarmos em nosso dia-a-dia e conscientização de que todas as doenças bucais podem ser prevenidas de alguma forma fazem sim muita diferença. Para deixarmos a cárie, gengivites e outras doenças bucais longe de nossa tão queria e falada boca, aí vaí algumas dicas. 

Prevenção
A grande maioria dos problemas relacionados aos dentes podem ser evitados com uma escovação adequada e o uso do fio dental. Pois através da odontologia curativa
: : :  dentes  : : : (restaurações, extrações, tratamentos de canal...) não se obtém resultado no controle dessas doenças. Cerca de 95% dos brasileiros sofrem de cárie e doença das gengivas (doença periodontal), mesmo com grande número de dentistas por habitante. Um dos períodos mais importantes para se prevenir as cáries é durante a erupção dos dentes, sejam eles "de leite" ou permanentes.

 A prevenção baseia-se em:
 Correta higienização com escova e fio dental;  Consumo inteligente do açúcar;  Uso correto de flúor, para fortalecer os dentes; Acompanhamento da saúde bucal pelo dentista.  No Brasil, 50% das pessoas de 40 anos não possuem metade dos dentes. Grande parte dos problemas dentários dos adultos (inclusive a necessidade de uso de aparelhos) são causados por perda prematura dos "dentes de leite" quando ainda criança.

Escovação
A escovação deve ser feita, idealmente, em um local de boa iluminação e na frente do espelho, pelo menos no período de aprendizagem da técnica correta. Com o tempo, você assimilará a técnica e conhecerá melhor os seus dentes, podendo dispensar o espelho e retomar seu hábito. Sempre com pouquíssima pasta, ou até mesmo sem pasta de dente.

A escova Pontas arredondadas para não ferir a gengiva;  Cerdas de nylon macias e agrupadas em tufos;  Superfície da parte ativa plana; Cabeça pequena para alcançar até os últimos dentes.Obs.: Lave sempre sua escova com água corrente após o uso;
Troque sua escova aproximadamente a cada 3 meses. Após este período as cerdas ficam "amassadas" e já não possuem tanta eficiência para remover a placa bacteriana. Leve sua escova para o dentista ou peça orientação para escolher melhor sua escova.

 O creme dental A escolha adequada do creme dental é feita individualmente para cada pessoa, por isso consulte seu dentista. Observe sempre se possui flúor em sua composição. Utilize uma quantidade pequena (tamanho de uma ervilha) para a escovação.Obs.: Não engula a pasta de dente durante ou após a escovação. O flúor pode ser tóxico se ingerido em grande quantidade.

Horários para escovação Escove os dentes ao acordar, isto é um hábito bastante saudável pois ajuda você a enfrentar o dia com mais disposição e um hálito melhor pela manhã. Além disso, procure escovar os dentes sempre após as principais refeições. Ou pelo menos antes de dormir (a escovação mais importante), pois durante a noite o acúmulo de placa bacteriana é maior, devido à redução da quantidade de saliva (que "limpa" a placa), disponível na boca durante a noite.
Retirado do site: Medicina Avançada-Dra Shirley de Campos.

Então espero que tenham gostado e aprendido mais sobre saúde bucal. Se tiverem alguma dúvida ou sugestão de assunto, só postarem nos comentários, que estaremos atentos para responder.
bjoo
Fernanda Amábile

Nenhum comentário:

Postar um comentário